sábado, 24 de janeiro de 2009

Cientistas Descobrem Segredo Do Herpes

Uma equipa de cientistas norte-americanos acredita ter descoberto uma forma de eliminar o vírus responsável pelo herpes labial.

Um artigo publicado na revista “Nature” revela que foi descoberto mecanismo que permite ao vírus do herpes simples (VHS-1) manter-se escondido no corpo até ressurgir na pele ou em mucosas em pequenas vesículas.

A descoberta, segundo a equipa liderada pelo professor Bryan Cullende (do Duke University Medical Center, em Durham, Carolina do Norte), poderá abrir caminho a uma combinação terapêutica capaz de reactivar o vírus, que é inacessível na sua forma latente, e eliminá-lo com o anti-viral.

O vírus pode permanecer inactivo, latente, como que adormecido durante anos, escondido em gânglios nervosos e entrar de novo em acção para reaparecer no mesmo local da cara, provocando uma borbulha que é altamente contagiosa ao contacto.

No estado latente, o vírus não se multiplica. Apenas produz um único tipo de material genético, o ARN-LAT, cuja finalidade foi sempre uma incógnita.

Estes cientistas descobriram agora que esta forma de ARN (Ácido ribo-nucleico) era transformado em unidade mais pequenas, micro-ARN, que mantêm o vírus adormecido bloqueando o fabrico das proteínas necessárias à sua proliferação

Sem comentários: