quinta-feira, 19 de março de 2009

Professores Voluntários Ou A Perda Da Noção Da Realidade

O Governo aprovou hoje o regime jurídico aplicável aos docentes reformados que queiram trabalhar como voluntários nas escolas. Em comunicado do Conselho de Ministros, o Executivo esclarece – em resposta às principais críticas e preocupações da classe – que “o desenvolvimento das actividades de voluntariado não poderá em caso algum importar a substituição dos recursos humanos considerados necessários à prossecução das normais actividades da escola”.

No final de cada ano lectivo, os professores voluntários elaboram um relatório anual da sua actividade, no qual deve constar uma auto-avaliação. Para a coordenação do trabalho voluntário será criada ao nível de cada Direcção Regional de Educação uma estrutura própria. As áreas de intervenção do professor voluntário incluem ainda o apoio à formação de professores e pessoal não docente, o planeamento e realização de formação para pais, o apoio a visitas de estudo .

Como é possível que o Governo que empurrou milhares de professores para a reforma,em consequência da implementação de políticas educativas destruturadas,avulsas e incongruentes ,queira que estes mesmos professores voltem às escolas em regime de voluntariado ?
Isto só é possível por desconhecimento total da dedicação da maioria dos professores à escola e aos alunos ,de tal forma que muitos se reformaram com perdas de vencimentos na ordem dos 30% ,40% e em alguns casos de 50% do seu vencimento ,por discordância com as políticas educativas do Ministério de Educação manifestamente lesivas para a educação dos nossos jovens.
Só há uma explicação possível : o GOVERNO ENTROU EM PARANOIA 

Sem comentários: