sábado, 18 de abril de 2009

Bactérias Anaeróbias Levam a Admitir Vida no Espaço




Cientistas americanos descobriram uma comunidade de bactérias que vive há pelo menos 1,5 milhões de anos sem oxigénio e que se alimenta de ferro e enxofre, estas bactérias foram descobertas na Antárctida Oriental debaixo de gelo a uma profundidade de 500 metros .

A pesquisa coordenada por Jill A. Mikucki, da Universidade Harvard nos EUA, publicada na última edição da revista especializada «Science», dá conta de que este grupo saudável de microrganismos pode ser uma evidência para a possibilidade de existência de vida extraterrestre.

A cientista explica no artigo que um braço de mar foi engolido por causa de mudanças geológicas na Antárctida, formando uma salmoura debaixo da gelo. As bactérias de origem marinha ficaram presas na água, que tornou-se ainda mais salgada. Episodicamente, a salmoura entra em contacto com o oxigénio do ar e forma óxido de ferro, o que explica a cor avermelhada da superfície.

Os micróbios conseguem aproveitar os elementos da água e da rocha debaixo do gelo para sobreviver e prosperar. As condições em que estas bactérias sobrevivem aproximam-se das existentes no Satélite gelado Europa, um dos quatro do planeta Júpiter, que debaixo de uma camada grossa de gelo esconde um oceano. Estas semelhanças levam os cientistas a concluir que não é impossível que neste Satélite ou noutros lugares remotos do Sistema Solar exista vida nas mesmas condições. 

Sem comentários: