quarta-feira, 8 de abril de 2009

Hoje na AR Sócrates Disse Sim ao Mandato de Durão

Em relação ao mandato de Durão Barroso, Sócrates sublinhou que «tem feito um bom trabalho enquanto Presidente da Comissão Europeia». E acrescentou que «a posição de Vital Moreira só enriquece a posição do PS. Serve para representar o nosso país numa candidatura socialista».

Disse também que apoia Durão porque para além de ter feito um bom trabalho e é um português .

Enfim , parece que finalmente assume o que em tempos tinha afirmado .No entanto continua o pau de dois bicos .

Rangel diz : 

Vitalino Vital

É parecido 

Mas não é igual

6 comentários:

Anónimo disse...

Sócrates é tão hipócrita como Barroso.
Jorge Ribeiro

Anónimo disse...

Porreiro pá!
Jorge Ribeiro

mfm disse...

Claro ,Barroso ajudou Sócrates ,não havia de dizer que tinha sido porreiro? S. só o apoia com receio de ainda vir a precisar dele .

Anónimo disse...

Gostava de saber onde é que Barroso ajudou Sócrates.
Jorge Ribeiro

Anónimo disse...

Publicado em "O Jumento"


O PSD esqueceu-se da forma pouco transparente como Barroso se auto candidatou a presidente da Comissão Europeia e parece querer que José Sócrates faça um auto de fé sempre que um militante do PS ou mesmo um independente candidato por uma das suas listas se manifeste contra a recondução de Durão Barroso ao cargo.

O PSD, que desencadeou uma campanha para que todos os cargos públicos sejam ocupados por seus militantes com o argumento de que tudo o que não é Governo deve ser entendido como contra poder, exerce chantagem sobre o PS para que haja um apoio “nacional” a Durão Barroso numa lógica de que o que “é nacional é bom”.

É bom recordar que quando Barroso chegou a presidente da Comissão Europeia havia um candidato português cujo mérito era reconhecido na Europa. Durão Barroso apoiava António Vitorino e não me recordo de qualquer dirigente do PSD exigir de todos os seus militantes o apoio público ao candidato militante do PS. Recordo-me, isso sim, de ver Durão Barroso eleito de um dia para o outro, de abandonar o Governo e deixá-lo entregue a Santana Lopes. Nunca deu explicações para o golpe de teatro nem o PSD se sentiu incomodado com a forma como António Vitorino foi tratado. A verdade é que Durão Barroso recebeu o cargo como prémio do seu empenho no envolvimento de Portugal na invasão do Iraque.

É bom recordar também que Durão Barroso justificou a sua ida abrupta por Bruxelas em nome do interesse nacional, não se cansou de insinuar que no cargo poderia puxar a brasa à nossa sardinha. A verdade é que Não só Durão Barroso foi um fraco presidente da Comissão Europeia, onde tem sido a voz do dono, como o país nada deve ao seu desempenho no cargo.

Não me incomoda que Sócrates apoie uma candidatura de Durão Barroso, ainda tenho esperança de que na primeira oportunidade lhe faça o que presidente da Comissão Europeia fez a António Vitorino, que o apoie em público e lhe dê um chuto em privado.

Mas deve recordar-se ao PSD, que tanto luta por “abichar” cargos públicos que Durão Barroso ocupa uma vaga de comissário que pertence a Portugal e que no passado foram os governos a designar o seu titular, quando o PS governou foram socialistas e quando o PSD esteve no poder foram pepedistas. Isto é, se Barroso permanecer na Comissão isso significa que um cargo que não pertence ao PSD está a ser ocupado por um militante seu. È bom recordar isto face ao comportamento que o PSD tem tido na escolha do Provedor de Justiça e que teve recentemente na disputa pela presidência da Caixa Geral de Depósitos.

De qualquer das formas a posição de Portugal na escolha do presidente da Comissão Europeia pesa pouco e ainda tenho a esperança de ver Barroso devolvido à precedência, afinal, faz mais falta ao PSD do que à Europa.

r. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.