sábado, 11 de abril de 2009

A Lição do Adolescente



Em certa ocasião , organizou-se um grande banquete . Havia um bom número de comensais e saíram enormes travessas com todo o tipo de peixes . O anfitrião pregou :
 - Graças aos céus e às suas sábias leis , podemos degustar este tipo de alimentos criados para o homem !
Os convidados assentiram às palavras do anfitrião e todos comeram com muita vontade e grande apetite . O segundo prato era aves e levaram dezenas delas em várias travessas . O anfitrião disse :
 - Benditos sejam os céus por terem criado aves para que os homens se possam alimentar com elas .
Os convidados deram razão ao anfitrião . Mas , nesse preciso instante , o seu pequeno filho endireitou-se na cadeira e disse :
 -Não concordo nem com o meu pai , nem com nenhum dos seus convidados . Não é verdade que os peixes e as aves tenham sido criados para nós . Os mosquitos chupam o nosso sangue para se alimentarem . E podemos dizer que fomos criados para os mosquitos ?
O menino acabava de lhes dar uma bonita lição .

É tão fácil e tão imaturo procurar justificações falsas e atirar as responsabilidades para cima dos outros . Mas ninguém pode fugir às consequências das suas acções e ,por muitas justificações e pretextos que possamos dar ,por muitos subterfúgios e artimanhas que encontremos , somos responsáveis por cada acção e não há maneira de evitar essa responsabilidade . a capacidade de ser humano para fabricar auto-enganos é verdadeiramente surpreendente .


Sem comentários: