terça-feira, 12 de maio de 2009

A Crise na Perspectiva de Medina Carreira


Para além da crise económica, o economista acredita estarmos perante «uma crise moral da elite financeira» e uma «crise social que resulta do desemprego e da insegurança como consequência»; «como nunca se sabe quem é o responsável todos levam por tabela».

Numa «economia que quase não cresce» e onde a «capacidade geral de riqueza estagnou», o «desemprego é altamente preocupante»: «Estamos mais ou menos como estávamos no final da Monarquia». Medina Carreira acrescenta que mesmo «entre os anos 30 a 40, altura da grande crise económica, estávamos melhores do que agora».

Apesar de garantir que «a crise cá dentro já existia antes de chegar a de lá de fora», certo é que quando a crise internacional acabar «seremos postos à prova de uma forma dramática». Medina Carreira explica: «Quando se resolver lá fora, resolve-se cá, mas os estragos do passado ficam»

«Gastar dinheiro em autoestradas é o mesmo que gastar em Magalhães: não serve para nada»

O fiscalista considera que a entrada do euro tirou a Portugal poder de decisão no equilíbrio da economia nacional e explicou que «quando desvalorizávamos o escudo ganhávamos». Com o euro estes ajustes já não são possíveis e a dívida pública aumentou cerca de 35 milhões de euros por dia nos últimos dez anos .

Medina Carreira acredita que «gastar dinheiro em autoestradas é a mesma coisa que gastar dinheiro em Playstations ou em Magalhães, não serve para nada».

«Quando acabarmos estas obras somos o quinto ou sexto país com mais autoestradas no mundo», garantiu; teremos quase tantas como um país muito maior como é a Alemanha.

Futuro da economia

Medina Carreira teme o aumento de «desemprego, desigualdades, insegurança» e «mais estragos que se vão juntar aos já existentes». Num futuro próximo «podemos vir a ter juros mais altos ou ver os empréstimos cada vez mais racionados». Mas a maior preocupação é o facto de «os impostos poderem ser todos comidos pela segurança social. Será aqui que tudo se vai complicar».

«Vamos passar por um período de incerteza muito grande», advertiu ainda o antigo ministro das Finanças, num país onde os «Governos não são maus pais, são padrastos», são necessários «partidos novos a fazer coisas diferentes e «são precisos políticos diferentes capazes de controlarem a despesa pública».

tvi24

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu