sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Festa De Tróia


Quando, amanhã à tarde, as nove sagradas imagens saírem em procissão da Igreja de S. Sebastião e entrarem a bordo das embarcações pesqueiras, rumo à Caldeira, estará dado o início oficial dos festejos em honra de N.ª S.ª do Rosário de Tróia .Dizem que esta Santinha foi encontrada enrolada na areia e foi apanhada por um pescador, que juntamente com os seus camaradas lhe construíram uma pequena e tosca capela. O aparecimento desta imagem na praia, deve-se a qualquer naufrágio que se tivesse dado na costa, pois os navios que faziam longas viagens traziam sempre a bordo a imagem de uma Santa e, como esta foi encontrada em Tróia, daí o nome de Nossa Senhora da Tróia.

Mas tudo isto data de muitos anos atrás, pois sabe-se que nos finais do século XVI, já existia a capela de Nossa Senhora de Tróia, realizando-se nessa altura duas festas, em Agosto todos os anos, sendo uma de camponeses, e outra de marítimos. E foi por ordem de D. João V, que ali foi colocado um capelão para que pudesse dizer a missa.

Esta Imagem foi transferida da sua ermida junto às ruínas de Cetóbriga em 1853 para Setúbal ficando na igreja da Boa-Morte (que hoje já não existe) onde esteve 45 anos, até ser feita a actual capelinha que se encontra ainda na Caldeira da Tróia, desde 1898, começando a realizar-se as festas e procissões em honra de Nossa Senhora da Tróia a partir de 1946, que até presente perfaz 63 anos de festas pelo mar. Aliás esta procissão pelo mar sofreu um interregno de: 1974 a 1980 por motivos, que como é óbvio todos sabemos. Mas, a partir dai tudo se normalizou, e nós os que defendemos as tradições e cultura da nossa terra, julgamos que se irá manter ainda por muitos anos.

Fonte: Jornal o Setubalense


Sem comentários: