quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sr. Contente Diga À Gente Como Vai Este... País


No ano passado a criminalidade atingiu os maiores valores da década, com um total de 421 037 crimes e uma subida de 7,5%.

No que respeita à criminalidade violenta, este Governo debateu-se com a maior taxa de sempre dos últimos dez anos em 2006, e a terceira mais elevada no ano passado. Em números absolutos, portanto, uma descida de 1% quer dizer que está tudo praticamente igual, o que nos dá a notícia em versão pessimista.

Este valor é ainda provisório, pois, como foi marca deste Ministério da Administração Interna (MAI)), os dados estatísticos estão fechados a sete chaves. O DN conseguiu, no entanto, esta primeira estimativa oficiosa.

Para quem está no terreno, as explicações para o recrudescimento inédito de 2008 encontram-se nas alterações ao Código de Processo Penal. "A maioria dos crimes cometidos, principalmente os mais violentos, foram executados por indivíduos que foram libertados da prisão preventiva, em função das alterações legislativas", afiança uma fonte policial que presta serviço num dos distritos que mais sofreu - Setúbal


Sem comentários: