quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Observação de Aves em Setúbal Mourisca


A primeira feira dedicada à observação de aves em Portugal vai ter lugar no próximo fim-de-semana, na Herdade da Mourisca, em Setúbal. A iniciativa é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e pela RNES (Reserva Natural do Estuário do Sado), mas vai também contar com a presença de diversos participantes estrangeiros.

«Passam por aqui muitos milhares de aves que não permanecem cá, mas é possível contar cerca de 70 mil aves de 60/70 espécies diferentes, embora algumas dessas espécies com efectivos muito reduzidos», explica à Lusa Vítor Encarnação, ornitólogo do ICNB.

A Birds & Nature, a única empresa da região que se dedica exclusivamente à observação de aves, defende que é necessário apostar cada vez mais na divulgação. «É uma zona com bastante potencial para turismo ornitológico, embora seja ainda relativamente desconhecida dos estrangeiros e dos portugueses», revela João Jara proprietário da empresa.

Jara salienta a proximidade entre as diferentes zonas húmidas do sul do país, onde é possível fazer observação de aves, como o Algarve, o estuário do Tejo e estuário do Sado. Uma situação que não acontece em Espanha, um dos países mais conhecidos neste nicho de mercado, que os portugueses também querem conquistar.


Sem comentários: