domingo, 11 de outubro de 2009

Para Parar de Beber e Fumar


Alcoólicos que fumam têm mais dificuldade para parar de beber. Pensando nesse grupo, pesquisadores da USP estudaram o topiramato, uma droga usada para tratar enxaqueca e epilepsia, e verificaram que ela ajuda os alcoólicos a fumar e beber menos simultâneamente - mesmo que não desejem interromper o fumo durante o tratamento contra álcool.

"Muitos dos dependentes não querem parar as duas drogas ao mesmo tempo", diz o psiquiatra Danilo Baltieri, responsável pela pesquisa. "Muitos aumentam o consumo de cigarro como forma de lidar com a abstinência de álcool, uma droga que consideram mais grave. É muito difícil parar as duas ao mesmo tempo".

"O álcool e a nicotina actuam juntos", diz Baltieri. "O álcool é geralmente inibidor e a nicotina excitante". No entanto, a redução de cigarros no grupo que ingeriu topiramato foi significativo, e não simplesmente relacionada com a diminuição do consumo de bebida.

O topiramato é uma medicação que controla a impulsividade e a ansiedade. Ele age no cérebro, bloqueando a acção de uma substância chamada glutamato, relacionada com os sintomas de abstinência do álcool. Assim, ela também controla a vontade de voltar a beber e fumar.

A pesquisa será publicada na edição de Novembro da revista internacional Drug and Alcohol Dependence.

Quem precisa parar com as duas drogas deve procurar um psiquiatra especializado em dependência química para decidir com ele a melhor forma de tratamento. Para algumas pessoas, o topiramato possui alguns efeitos colaterais - por isso não é seguro consumi-lo sem receita médica.


Sem comentários: