quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Poderá Ter Morrido Supremo Líder do Irão


Podem ser apenas rumores, mas vários jornais estão a noticiar que o Supremo Líder iraniano, ayatollah Ali Khamenei, estará em coma. Alguns blogues - e entre eles o do influente George Stephanopoulos, antigo conselheiro de Bill Clinton - e fontes da oposição vão ainda mais longe, escrevendo que o mais alto responsável iraniano já morreu.

Michael Ledeen, um conhecido especialista ligado aos neoconservadores norte-americanos, escreveu no seu blogue pajamasmedia.com que “uma pessoa em posição de saber estas coisas” o informou sobre a deterioração do estado de saúde de Khamenei.

Mas o próprio Ladeen, que em 2007 já havia anunciado a morte de Khamenei, ressalva que “é sempre inteligente aplicar a Cautela Reagan: Confia, mas verifica”.

O mesmo analista adianta que a saúde de Khamenei “se tem deteriorado nos últimos meses, agravado pelo seu nervosismo devido à incapacidade de resolver os problemas criados pela sua manipulação dos resultados eleitorais e a recusa por parte de uma grande camada da população em aceitá-los”. Isto para além da sua “perda de autoridade religiosa pelas repetidas condenações feitas por membros importantes do clero”.

Ladeen termina com alguns cenários: “Se ele morrer, haverá imediatamente um confronto sangrento entre os poderes por trás de Rafsanjani [o ayatollah que preside à Assembleia de Peritos, com poder para nomear e demitir o Supremo Líder], que irá reclamar a autoridade religiosa temporária e o controlo generalizado, e os poderes por trás de [o Presidente Mahmoud] Ahmadinejad, que se irão digladiar para ter o controlo e garantir a sua sobrevivência”.

Alguns bloggers dão conta de uma atmosfera anormal em Teerão, com um reforço do policiamento.

Sem comentários: