domingo, 29 de novembro de 2009

Desligando a Evolução Natural


Cientistas querem retardar evolução para evitar resistência a medicamentos.

Os microorganismos infecciosos que se tornam resistentes aos antibióticos representam uma das mais sérias ameaças à saúde humana. Ocorre que as modificações que levam a essa resistência são uma parte natural da evolução, que permite a sobrevivência de microorganismos cujas alterações genéticas que ocorrem aleatoriamente os tornem capazes de sobreviver frente à nova situação - mais especificamente, à presença de uma droga que era capaz de matar os seus ancestrais.

Agora, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, estão a tentar encontrar substâncias capazes de retardar o ritmo da evolução natural dos microorganismos a fim de garantir que os medicamentos de hoje permaneçam eficazes no futuro.

A resistência dos microorganismos infecciosos aos antibióticos é particularmente grave em medicamentos contra fungos. As células dos fungos são semelhantes às células humanas, o que significa que é difícil desenvolver medicamentos eficazes que possam destruí-las sem danificar as células humanas, ou seja, sem causar efeitos colaterais.

Por isto, os pesquisadores suecos estão a tentar salvaguardar a eficácia das poucas drogas antifúngicas que estão disponíveis hoje. O aumento da resistência a essas drogas poderia, segundo eles, deixar várias doenças sem tratamentos eficazes.

Evolução dos fungos

Entretanto, a resistência dos microorganismos aos medicamentos é uma parte natural da sua evolução. A evolução cria variações aleatórias nas características dos organismos, o que resulta em que alguns deles desenvolvam maior tolerância às drogas a que são expostos.

Isto leva, eventualmente, a cepas fúngicas completamente resistentes, e a droga torna-se totalmente ineficaz. Quanto mais rápido essas variações aleatórias surgem, maior é o risco de desenvolvimento da resistência.

Uma forma de combater essa resistência aos medicamentos, afirmam os pesquisadores, está em diminuir o ritmo da evolução natural desses microorganismos.

DS

Manipulação do ritmo natural da evolução, pode ter benefícios; mas como os seres vivos estão sempre a sofrer mutações e a evolução natural é frequente, é difícil prever com toda a certeza as consequências de qualquer intervenção humana, mesmo a nível de microorganismos - digo eu !


Sem comentários: