terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lula a Fome e os Recursos Para Salvar Bancos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, em Roma, que com metade dos recursos usados pelos países ricos para salvar bancos falidos seria possível erradicar a fome no mundo.

"Frente à ameaça de um colapso financeiro internacional os líderes mundiais não evitaram gastar centenas e centenas de biliões de dólares para salvar bancos falidos. Com menos da metade desses recursos seria possível erradicar a fome no mundo", disse o presidente em discurso na cúpula da FAO, a agência da ONU para alimentação e agricultura, esvaziada pela ausência de líderes de países desenvolvidos.

"O combate à fome, contudo, continua praticamente à margem da acção colectiva dos governos. É como se a fome fosse invisível", criticou o presidente.

Lula ainda lamentou que os esforços para socorrer os pobres da miséria, da exclusão e da desigualdade ainda sejam vistos por muitos como "assistencialismo" ou "populismo".

"Foram iniciativas políticas que permitiram ao Brasil retirar 20,4 milhões da pobreza e reduzir em 62% a desnutrição infantil", disse o presidente.

"Os milhões que antes não encontravam lugar na nossa sociedade passaram a ser, pouco a pouco, o nosso maior activo. Hoje, eles formam parte da nova fronteira económica, social e política que está a moldar o Brasil", acrescentou Lula.

O presidente ainda disse que a fome é a "mais temível arma de destruição em massa que existe no nosso planeta".

DS

"Na verdade ela não mata soldados, não mata Exércitos, ela mata sobretudo crianças inocentes que morrem antes de completar um ano de idade".~


Sem comentários: