domingo, 14 de fevereiro de 2010

Aspectos Positivos E Negativos Do Ego


Um desejo pode ser negativo ou positivo. Se desejo a aquisição de um bem pessoal - digamos a saúde, se estiver doente, ou uma tigela de arroz se tiver fome - ,este desejo é perfeitamente justificado.
Na maior parte dos casos, a afirmação do eu conduz apenas à decepção ou ao conflito com outros egos tão exclusivos como o meu. Particularmente, quando o forte desenvolvimento do eu conduz a caprichos e exigências. A ilusão do eu permanente segrega um perigo que nos espreita a todos: « Quero isto!» «Quero aquilo !». Pode chegar-se a matar, sabemo-lo bem. O excesso de egoísmo conduz a perversões incontroláveis, que terminam sempre mal. Mas, por outro lado, um ego firme, seguro de si, pode ser um elemento muito positivo. Sem um sentimento muito forte do seu eu - ou seja, das suas competências, das suas possibilidades e da sua convicção - ninguém pode assumir grandes responsabilidades.

Dalai Lama

Sem comentários: