terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os Infoproletários


O sector de tecnologia da informação - que inclui amplos segmentos caracterizados pelo uso intensivo de novas tecnologias, como as telecomunicações e a informática - é considerado um dos mais dinâmicos e arrojados da economia contemporânea.

No entanto, as condições de trabalho encontradas nessas áreas podem ser tão precárias como as dos operários do século 19.

"Há um mito de que os melhores empregos do mundo estão nessas áreas, que, por terem uma grande procura, ofereceriam grandes oportunidades e autonomia. Mas, quando fazemos uma análise científica, vemos que as condições concretas mostram um quadro muito diferente, marcado por uma profunda alienação do trabalho",

A individualização e o isolamento do infoproletário também conduzem à precarização das condições de trabalho. "Houve uma quebra da noção de trabalho colectivo, rompendo uma série de laços sociais. Muitos trabalhadores já não têm postos de trabalho fixos dentro da empresa e outros - especialmente na área de tecnologia da informação - trabalham em seu espaço doméstico".

Estas são algumas conclusões retiradas do livro Infoproletários - Degradação real do trabalho virtual, que traz ensaios de 11 autores brasileiros e estrangeiros, com base em pesquisas científicas sobre aspectos diversos do trabalho no sector informático que compõe a nova morfologia do trabalho no Brasil.

Sem comentários: