sexta-feira, 21 de maio de 2010

Poupança Cá ?! E lá... Em França


É assim que Sarkozy tenta reduzir o défice em França :

O Presidente francês Nicolas Sarkozy quer inscrever a obrigatoriedade da redução do défice do Estado na Constituição.Os ministérios também são obrigados a efectuar poupanças de 10% com as despesas de funcionamento. Os Ministérios da Cultura e da Educação franceses informaram, por exemplo, que substituíram as flores naturais por flores de plástico. As primeiras serão encomendadas apenas para as "grandes ocasiões.

O Ministério da Economia francês noticiou que as luzes se apagam agora automaticamente às 19h30 em todo o edifício e que as revistas de imprensa serão divulgadas internamente por via electrónica, não devendo ser imprimidas para economizar 23 toneladas de papel por ano. O ministro do Ambiente anunciou também que já começou a circular num carro de pequena cilindrada da Citroën...

Todos os ministérios reduziram igualmente as despesas com as recepções. As compras de champanhe, bem como as viagens dos adjuntos dos ministros em 1ª classe, mesmo nos comboios, ficam sujeitas a autorização superior.

Pelo seu lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informa que as despesas das embaixadas vão ser mais controladas e que já começou a alugar os seus salões nobres para festas de empresas privadas. O aluguer de dois sumptuosos salões custa 40 mil euros por soirée. Mas pode subir a 60 mil se incluir mesas, cadeiras, toalhas e talheres.

Diversos ministérios anunciaram reduções de pessoal, estabeleceram uma lista de restaurantes baratos para almoços dos conselheiros com convidados e alguns apenas autorizam viagens de táxi aos funcionários superiores depois das 22h. (Expresso)

Então e o que faz Sócrates para reduzir a despesa do Estado ?
Não sabemos. Mas, certo,certo, é que só aqui foram Doze seguidos.

Sem comentários: