sexta-feira, 25 de junho de 2010

Hoje É Dia De ...

S.Próspero de Aquitânia

Próspero era um leigo, mas impôs a si mesmo o ardor das controvérsias religiosas de sua época, defendendo Agostinho e propagando a ortodoxia. Os pelagianos foram atacados num apaixonante poema de cerca de 1000 linhas, Adversus ingratos, escrito em cerca de 430. O tema, dogma quod ... pestifero vomuit coiuber sermone Britannus, é realçado por um tratamento carente de ânimo e em medidas clássicas.

e De:

Frei António das Chagas

António da Fonseca Soares, nascido em 1631 e falecido em 1682, doutrinário religioso sob o nome de Frei António das Chagas, professou na Ordem de São Francisco. Filho de um juiz, que morreu aquando da sua formação no colégio dos jesuítas, participou na guerra da Restauração, escapando assim, pelo foro militar, à condenação por um homicídio que cometera. É nesse período que se dedica à poesia, ganhando o cognome, pela associação das armas e das letras, de Capitão das Boninas. Distingue-se então nas subtilezas do estilo culto, compondo ao estilo gongórico. Parte entretanto para o Brasil e regressa em 1656, continuando a carreira das armas. Em 1663 deixa a vida militar e decide tomar ordens. Tornou-se pregador e fundou o seminário do Varatojo.
Na sequência do prestígio apostólico do Varatojo, fundou em 1682 o convento de Nossa Senhora dos Anjos de Brancanes, em Setúbal, para nele se formarem também missionários.

Sem comentários: