segunda-feira, 5 de julho de 2010

155 Anos Do Jornal "O Setubalense"



O dia 1 de Julho de 1855 marca o início de uma etapa importante da vida do jornal ' O Setubalense'.
Foi há 155 anos no dia 1 de Julho que saiu a primeira edição do jornal 'O Setubalense fundado por João Carlos de Almeida Carvalho.
Anos passaram ...

Corria o ano de 1974 quando Carlos Bordalo Pinheiro, à data proprietário do 'Setubalense', assume a direcção do título. Entretanto estala a Revolução dos Capitães e o jornal, tal como outros a nível nacional sofre os excessos da época e é ocupado por alguns trabalhadores, o proprietário impedido de entrar no edifício e a família ameaçada. Mais tarde o jornal é selado e começam as lutas em tribunal para repor a legalidade.
Segue-se um hiato de seis anos até ao regresso de Bordalo Pinheiro.

Em 1983 o título é cedido à Plurijornal - Sociedade Editora, Ldª., empresa fundada por João Carlos Fidalgo, que assume a direcção em 1995 na qual ainda se mantém.

Olhó o Setubalense!, trás as últimas ! ...
- É o pregão que continua a ecoar há mais de meio século nas ruas de Setúbal. - Foi e é sempre mensagem aos setubalenses do que de bom ,e também de negativo,se passa no nosso quotidiano.

Para os que nele trabalham os meus votos da continuação de um bom trabalho ao serviço da nossa cultura e da nossa cidade.
Um abraço especial ao Director João Carlos Fidalgo que continue o caminho, caminhando.
Se me permite, expresso um desejo também muito especial - um dia, daqui a muitos anos, que seja o João ... , outro ... a prosseguir a caminhada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem era David?
David ou Davi (em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado", no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود) é um personagem da Bíblia (Antigo Testamento). Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos Israelitas contra os Filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.

Anónimo disse...

Gostei! Que seja esse, o nosso David a dar continuidade! ;)