sábado, 21 de agosto de 2010

Cardíacos Sem Resposta Adequada Com Agravamento Em Lisboa


Não se compreende, não há justificação para que a região Lisboa que tem mais meios materiais e humanos em que os especialistas são mais do que o preconizado haja os piores resultados na resposta no encaminhamento de doentes com enfartes para os hospitais.
Só 1,5% dos doentes com problema cardíacos e 7% dos enfartes que pedem resposta mais ágil chegam às unidades pelo programa via verde. A mortalidade nos hospitais de Lisboa chega a ser quase o dobro da de outras unidades do País

Em 2009, 77% dos doentes com enfartes não tiveram a resposta adequada, o que, se tivesse acontecido, evitaria muitas das sequelas registadas. Ou seja, de acordo com os dados da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares, de um total de 3806 casos, apenas 884 (23%) foram correctamente encaminhados para os hospitais. Mas este número ainda é mais reduzido se neste lote forem incluídos todos os doentes coronários. Segundo os mesmos dados, só 5,8% chegam aos hospitais através da activação da via verde - o sistema criado pelo Ministério da Saúde, em 2005, e através do qual deveriam ser encaminhados todos os utentes que liguem para o 112 com suspeitas de doenças coronárias, de forma a receberem tratamento mais rápido e adequado com o objectivo de reduzir as sequelas e a mortalidade. (DN)

Desorganização? Incompetência? Laxismo?

Sem comentários: