sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festas Em Honra De Nossa Senhora Da Atalaia


As festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Atalaia têm início hoje, às 19 horas, na freguesia da Atalaia, concelho do Montijo. Bailes, folclore, mostra de produtos regionais, procissões e círios são alguns dos atractivos destas festividades.

A devoção a Nossa Senhora da Atalaia tem vários séculos. No fim do mês de Agosto de cada ano têm lugar as principais festas que trazem peregrinos de perto e de longe, muitos organizados em "círios"

Trata-se de um de dois relevantes santuários marianos existentes na nossa Diocese de Setúbal, sendo o outro e de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Amanhã, a festa abre às 11 horas, com a celebração da missa do Santuário e, uma hora depois, chega o Círio da Azóia, acompanhado da banda de música da Sociedade Filarmónica Azeitonense.

No domingo, celebra-se uma missa campal, às 11 horas, no adro da igreja e às 12 horas inicia-se a entrada do Círio Novo em procissão, dando a volta ao Cruzeiro, acompanhado de uma mini banda do Rosário.

Após o jantar, Xico Moreno e a sua banda animam o palanque das festas e às 22 horas, começa a tradicional arrematação de bandeiras e andores nos diversos círios.

As festividades decorrem ainda durante o dia de segunda-feira com a lavagem da cara, na Fonte da Senhora, pelos diversos círios, seguida de visita a cada um. O dia continua animado por vários artistas, com espectáculos e bailes, encerrando a festa com uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, oferecida pela Comissão de Festas.

Sem comentários: