segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Serão As Suas Opiniões Reforçadas Se Souber Que A Maioria Discorda Delas?

Maria - nunca - vai - com - as - outras

O que aconteceria se tivesse uma forte opinião sobre um assunto, e depois descobrisse que a maioria das pessoas não concorda com você?

Pode pensar que tal descoberta poderia levá-lo a repensar as suas crenças. Mas um novo estudo sugere que talvez não, que o mais provável é que ocorra o oposto.

Segundo o estudo, as pessoas ficam mais confiantes nalgumas crenças quando descobrem que a maioria não concorda com elas."Pode ser que se sinta orgulhoso porque foi capaz de refutar, na sua própria mente, uma opinião que a maioria das pessoas aceitou," pondera Richard Petty, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, coautor do estudo."Você realmente torna-se duplamente convicto de que estava certo," diz ele.

Opinião da maioria e da minoria

Segundo o pesquisador, esta pesquisa dá continuidade a uma longa tradição em psicologia de analisar como as pessoas são influenciadas pela opinião da maioria ou da minoria a respeito de um determinado assunto.

Pesquisas anteriores já tinham mostrado que a opinião maioritária tem maior influência sobre as pessoas quando elas pensam sobre questões que não são tão importantes para elas pessoalmente ou sobre questões com as quais elas não querem despender muito esforço a pensar.

"Se uma decisão não é importante, muitas vezes parece mais fácil concordar com o que todos estão a pensar," diz Petty.

Já a opinião da minoria pode ter influência, principalmente em questões em que as pessoas estão motivadas a fazer uma análise cuidadosa.

Mas, o que acontece quando as pessoas descobrem a opinião da maioria sobre um tema depois que já terem formado sua própria opinião a esse respeito ?

As experiências mostraram que, quando os participantes consideravam fracos os argumentos utilizados para tentar convencê-los sobre um assunto, a sua opinião tornava-se ainda mais forte e descobriam que a maioria acabava a concordar com os argumentos.

"As pessoas podem estar a pensar 'se eu pude encontrar falhas naquilo em que a maioria das pessoas acredita, então os meus pensamentos devem ser realmente bons'," diz Petty.

A chave para esta descoberta é que as devem pensar antes sobre um assunto e desenvolver as próprias ideias. Mais tarde, o facto de se saber que a maioria pode pensar diferente serve como auxílio para validar suas próprias ponderações.

1 comentário:

Pata Negra disse...

A Verdade está nas minorias! Maioria absoluta?! Essa então é a desgraça!
Um abraço a pensar quase sozinho