terça-feira, 7 de setembro de 2010

Degradação E Abandono ...



Como a boa vontade não existe, o cabo Espichel é um local abandonado e triste. Dá pena ir àquele belo promontório sobre o Atlântico, envolto em neblina e lendas, marcado por patas de dinossauros, que tem uma ermida do século XV com painéis de azulejos semidestruídos, uma igreja do século XVII (a única recuperada), duas alas de pequenas casas encerradas a cimento que outrora funcionavam como hospedarias dos romeiros, uma mãe-d'água com uma fonte em estilo rocaille da qual já pouco resta, uma casa da ópera que é uma latrina a céu aberto e um aqueduto em ruínas que serve de esconderijo a morcegos e corujas.(Maria de Lurdes Vale,DN)

Para chamar a atenção para este local e para o estado de degradação em que se encontra a organização do festival Músicas pelo Espichel desafiou alguns artistas a participarem num festival. A banda UHF e o cantor João Braga são exemplos de músicos que aderiram à causa e que vão actuar gratuitamente no próximo dia 10 de Setembro, a partir das 18h00.

De acordo com a organização, o Santuário do Cabo Espichel, que há 100 anos era local de peregrinação de mais de 30 mil pessoas que se juntavam para festejar o culto da Sra. do Cabo, está praticamente ao abandono e «não totalmente em ruínas graças às poucas intervenções da autarquia que pouco ou quase nada pode fazer».

É PENA MUITA PENA .

Sem comentários: