sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Travagem Do TGV Mas Não A Fundo

Foi anulado o Concurso para o troço Lisboa Poceirão e a terceira travessia do Tejo . Já a construção do troço entre Poceirão e o Caia, junto à fronteira com Espanha, mantém-se. O contrato com a empresa Soares e Costa foi assinado em Maio.

A justificação é a que há muito foi preconizada por todos com excepção do Governo que vive noutra galáxia.

A decisão foi fundamentada com "a significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira" que o país atravessa já após a data do lançamento do concurso.

As "dificuldades acrescidas na obtenção de fundos pela iniciativa privada e no agravamento do custo associado à obtenção do próprio financiamento", são outros dos motivos apontados pelos Ministérios de Teixeira dos Santos e de António Mendonça para anular o arranque das obras.

Recordando que este concurso "necessita de uma grande parcela de financiamento privado e em concreto da banca comercial", os governantes afirmam que o "aumento dos custos de financiamento implicaria um agravamento das condições das propostas dos concorrentes para além dos limites admitidos pelas norma que regulam o procedimento concursal".

Agora parece que ficamos com meio TGV - A viagem irá começar no Poceirão - será que vão fundar um empresa de transportes a caminho do Poceirão?

Sem comentários: