sábado, 6 de novembro de 2010

Bruxelas Propõe Veto Aos Fosfatos Dos Detergentes

Danúbio
Os fosfatos são componentes dos detergentes que aumentam a eficácia das lavagens. No entanto, quando se acumulam em meios aquáticos originam um fenómeno, conhecido como eutrofização, que provoca a morte dos peixes e outros organismos vivos. Cada ano, a lavagem da roupa e da loiça dos europeus utiliza cerca de dois milhões de toneladas de detergentes com fosfatos, que acabam nos rios e mares. Estes fosfatos causam grandes alterações nos ecossistemas aquáticos.


A Comissão Europeia propôs a proibição destes químicos em todos os países da União. Este regulamento pretende banir os fosfatos nos detergentes para a roupa e limitar a sua quantidade a 0,5% de fósforo nos produtos para limpeza têxtil profissional. Os fabricantes de detergentes da loiça por enquanto ainda não têm nenhuma restrição ao uso de fósforo, uma vez que há poucas alternativas conhecidas. Contudo, a União Europeia alerta que devem investir no desenvolvimento de novas soluções, uma vez que irá rever o regulamento até ao fim de 2014.
Tradicionalmente culpava-se os fertilizantes pela ocorrência da eutrofização, no entanto os detergentes apresentam também uma contribuição significativa para o problema.

Sem comentários: