sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entre O Fantasma Do FMI E Um Governo Desacreditado ...

... Venha O Diabo E Escolha

Entre os economistas, há algum consenso sobre o que seria uma intervenção do FMI em Portugal. As medidas impostas pelo Fundo no país seriam semelhantes às que foram implementadas na Grécia.
Na altura, o organismo liderado por Strauss-Kahn impôs tectos à despesa correspondente primária e, de acordo com esses limites, houve reforço de medidas que já haviam sido anunciadas antes.

Estes são os rostos dos 7%
Atenas decidiu em Março, que o 13º e o 14º mês de pensionistas e funcionários públicos seriam reduzidos - o FMI obrigou ao corte total.
O executivo optara por aumentar a idade da reforma para os 63 anos - o FMI impôs os 65 anos.
O IVA já tinha sido aumentado para 23% - o Fundo impôs a angariação de mais receitas fiscais e um plano de combate à invasão.
O FMI obrigou também a reformas estruturais, levando à revisão do sistema de Segurança Social - com redução das pensões - do mercado laboral e da administração pública. (Fonte:João Madeira, SOL)

Na verdade é difícil avaliar o que é melhor para o país, se um Governo desacreditado e incompetente a executar o OE, com a perspectiva de continuarmos por mais um tempo nesta linha vermelha e na melhor das hipóteses termos de esperar alguns anos até recuperarmos, ou, a chegada do FMI que nos vai infligir mais sacrifícios embora talvez possamos sair mais depressa da situação em que nos encontramos. Entre as duas hipóteses venha o diabo e escolha. Em qualquer dos casos não teremos mais o nível de vida que tínhamos antes, seremos um país ainda mais pobre.

2 comentários:

Pata Negra disse...

FMI?! Os bancos criaram a crise para engordarem com ela! Só há uma solução, libertarmo-nos do julgo capitalista!
Um abraço pronto para o pior se for para libertar

Anónimo disse...

Pronto para o pior?!- Não,esta frase não é de Pata Negra,é mais de JR - está dito.mfm