sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Utopia De Grandeza Deste Governo. Crepúsculo Da Europa ?

The Economist refere que Portugal reagiu muito tarde e que tem um "aterrador problema de competitividade".
Durante meses, Portugal protestou, dizendo que não era a Grécia. Agora quer convencer os investidores de que não é a Irlanda. É desta forma que começa o mais recente artigo da revista “The Economist” sobre Portugal, intitulado “Atlantic Trouble”.(JN) [ Nós sabemos, nós sabíamos, todos avisaram, o Governo nunca quis ouvir, e hoje, sem estratégia que não seja o de emendar as contas à custa do empobrecimento do país. Dizem que temos de nos habituar, mas nunca nos habituaremos aos estratagemas, às utopias de grandeza e ao concluío dos enganos] 

O Crepúsculo 
Também Schroders, uma das maiores gestoras de activos do mundo, acredita que a Zona Euro, como a conhecemos hoje, pode desaparecer nos próximos anos. O economista-chefe da gestora acredita que Portugal, Irlanda e Grécia podem abandonar a moeda única e que, daqui a cinco anos, a Zona Euro poderá ter um mapa bem diferente do actual.

«Daqui a cinco anos, podemos ter uma composição diferente da zona euro. Grécia, Portugal e Irlanda poderão não pertencer ao euro», disse Keith Wade, ontem, numa conferência em Londres.

Para o responsável, «a questão não é a Grécia entrar em incumprimento, mas sim Portugal, Espanha e Irlanda. Se a Irlanda pedir ajuda, a seguir será Portugal», considera. (Agência Financeira).

Sem comentários: