domingo, 19 de dezembro de 2010

Genoma Cultural Ou A Análise Do Maior Universo Literário De Sempre

Investigadores da Universidade de Harvard criaram um método capaz de analisar o maior universo literário de sempre. Prometem um estudo profundo do legado cultural e já conseguiram identificar vítimas da repressão nazi.

( imagem de ionline.pt)
A literatura produzida nos últimos dois séculos permite chegar a algumas conclusões: Freud é muito mais popular do que Galileu ou Darwin; cada vez nos esquecemos mais depressa do passado; a fama é cada vez mais rápida e mais curta; Deus não morreu mas precisa de um novo agente publicitário. Até agora era impossível ter estas certezas. Por uma simples questão de tempo. Mas um grupo de investigadores da Universidade de Harvard anunciou esta semana uma ferramenta que permite analisar o maior universo literário de todos os tempos: cerca de 4% dos livros alguma vez publicados. (ler aqui)

É possível perceber, por exemplo, que a palavra "Portugal" despertou durante o século XX metade do interesse que despertava no século anterior. As últimas duas décadas do século passado revelaram uma ligeira recuperação, com um pico por volta de 1998. Se não é profissional destas matérias, pode divertir- -se com especulações. Uma dica: foi o ano da Expo em Lisboa.

Sem comentários: