segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Importância Da Credibilidade

A maior Seguradora dos EUA paga 150 milhões contra incumprimento português, quis literalmente jogar pelo seguro e pagou em CDS - títulos que protegem o investidor no caso de um país não ter capacidade para pagar um empréstimo - sobre as obrigações portuguesas para estar assim «a salvo» de um eventual incumprimento de Portugal.O país é encarado actualmente como o próximo alvo dos mercado. 
Na prática, o que esta seguradora fez foi investir num «seguro» para receber parte do dinheiro aplicado em Portugal no caso de o país chegar mesmo ao fundo do poço.

Entretanto,o Banco Central Europeu voltou a comprar esta segunda-feira dívida nacional. Só numa semana, o banco central adquiriu quase dois mil milhões de euros.

O professor da Universidade de Harvard, Kenneth Rogoff  afirma que Portugal, Grécia e Irlanda terão, muito provavelmente, de reestruturar a sua dívida, ainda que os responsáveis políticos digam que estes países têm as ferramentas suficientes para dar a volta à situação.Na mesma entrevista, o antigo economista-chefe do FMI considerou que os testes de stress levados a cabo sobre a banca europeia em Julho foram «realmente assustadores» e «patéticos».
«Disseram-nos que estavam todos bem, que não havia razões para nos preocuparmos», lembra. «Agora a credibilidade deles é a menor de sempre».


Fonte: Agência Financeira

Sem comentários: