segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Isto É mesmo Uma Barbaridade

A háquea-picante foi introduzida no distrito de Viana do Castelo pelos serviços florestais, que inicialmente a utilizaram como sebe para evitar que os animais destruíssem as plantações de pinheiros.

A floresta do litoral português está a ser invadida pela háquea-picante (Hakea sericea), uma das pragas em forte ascensão no país, que põe em risco tanto os ecossistemas, como os cofres do Estado. 

A bióloga Elizabete Marchante, confirma que, “em situações em que seja muito densa, dificulta muito a vida às outras espécies de flora e fauna”. Isto porque forma verdadeiras barreiras impenetráveis, tornando desérticos os terrenos em que habitam.
A háquea-picante já existe em Portugal há algumas décadas, mas só no início deste século é que se tem revelado com “uma agressividade imensa”. “Neste momento é capaz de ser das pragas em forte ascensão”.
Põe em causa os sistemas hídricos e as espécies nativas com interesse económico. O impacto económico já é reconhecido internacionalmente”. Por isso, Helena Freitas apela ao Governo português para participar no programa de prevenção de plantas invasoras que a Agência Europeia do Ambiente está a preparar.


Fonte: Público

Sem comentários: