quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Neste Sistema Judicial Haverá Capacidade Para Julgar Este Regime?

Vara diz que o juiz Carlos Alexandre tem que ser muito corajoso para não o levar a julgamento - por causa da tal parceria entre o Ministério Público e da Comunicação Social.

Há dias, o mesmo juiz, quando decidiu levar a julgamento o chamado processo das contrapartidas dos submarinos (outro que implica o regime) aludia a coisas como ter sido escutado ilegalmente e a forças superiores. Ou seja, há quem se queixe de forças mais ou menos ocultas sendo juiz ou sendo arguido. E é essa a marca de um sistema em que hoje muitos não confiam - como confiar, se aqueles que são por si mesmo detentores de soberania, aludem à prática de ilegalidades em processos com arguidos importantes? O Superjuiz que decidirá se Armando Vara vai a julgamento é o mesmo, Carlos Alexandre.

O mínimo que se pode dizer, para quem tem que percorrer o sistema de judicial (...), é que a justiça não é saudável e que está com um elevado grau de insalubridade em muitas camadas.

Ou seja, nestes processos está em causa parte importante do regime (como esteve e está no caso da Casa Pia e outros), porque estão os decisores políticos, os decisores económicos e também os decisores judiciais. Mas há neste sistema judicial capacidade para julgar este regime? A dúvida nem é minha, é do juiz Carlos Alexandre.

Fonte:Manuel Queiroz,J i

Sem comentários: