terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Risco É Contínuo

O primeiro-ministro anda em inaugurações todo contente da vida, diz que tudo corre acima das expectativas.
Todos os partidos da oposição censuram o Governo. Mas, o líder do maior partido dessa oposição diz que politicamente tudo está a correr sobres rodas (Para ele? Não sei, não...) e que não há nenhuma crise política.( ?!!)

 Voltando à realidade. Muito sério é o Risco de Portugal que é o que mais sobe no mundo.

A redução do défice não está a aliviar a percepção do risco dos investidores para com Portugal. O juro das OT a 10 anos está nos 7,4%.
A cotação dos ‘credit-default swaps' (CDS) sobre obrigações do Tesouro a cinco anos, instrumentos que servem para proteger as posições detidas em dívida portuguesa, está hoje quase nos 500 pontos, segundo dados da Bloomberg. Quanto mais alta a cotação do CDS, maior a percepção de risco. (Económico).

Entretanto, e de acordo com a agência Bloomberg, a coligação da chanceler alemã rejeita a ideia de comprar de títulos de dívida soberana pelo futuro mecanismo de apoio europeu, a partir de 2013, inibindo a possibilidade de a Alemanha aprovar esta medida nas cimeiras que vão decorrer em Março.

Esta notícia surge na pior altura possível para Portugal e há cada vez mais rumores de que o país venha a pedir ajuda até Abril.

Depois de na semana passada, ter constado que Bruxelas espera um pedido de ajuda por parte de Portugal até Abril, hoje foi a vez do Wall Street Journal avançar com a mesma ideia. O sentimento é que Portugal terá de seguir em breve os passos da Grécia e da Irlanda, recorrendo à ajuda externa.

“O feeling é que [o resgate] não vai passar de Março ou de Abril no máximo e que Portugal já está sob pressão de países como a Alemanha para pedir ajuda”, escreve o Wall Street Journal. O jornal adianta mesmo que algumas autoridades portuguesas estão já a considerar esta hipótese. (Fonte:Público).

Já que os políticos andam por outras galáxias o melhor será que cada um de nós acautele e comece a planificar com cuidado o tempo que se aproxima.

Sem comentários: