terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sistema Planetário Duplo ...

... Descoberto pelo telescópio Kepler

O Kepler já identificou cerca de 156 mil estrelas mas apenas cerca de 1235 planetas que se localizam na goldilocks zone (zona de distância intermédia relativamente à estrela).

Das estrelas com planetas, 170 aparentam ter sistemas planetários múltiplos, incluindo um conhecido como Kepler  11, no qual os cientistas confirmaram a presença de seis planetas. Localizado a cerca de 2000 anos-luz da Terra, é o mais completo e compacto dos sistemas planetários descobertos, para além do nosso sistema solar. Todos os seus planetas são maiores do que a Terra, alguns comparados em tamanho com Urano e Neptuno.

“O sistema planetário Kepler-11 é fantástico” refere Jack Lissauer, cientista membro da equipa científica do Kepler, no Centro de Investigação Ames da NASA. “É surpreendentemente compacto, achatado e tem uma grande quantidade de planetas que orbitam próximo da sua estrela – não sabíamos que estes sistemas poderiam existir. Poucas estrelas são conhecidas por ter mais do que um planeta em trânsito e Kepler-11 é a primeira estrela conhecida a ter mais de três.”
Os cientistas estão espantados com a variação de composição dos planetas confirmados, com densidades que variam desde o ferro a algo semelhante a espuma. A Terra tem uma densidade algures entre estas duas. Os cinco planetas interiores do Kepler 11 são uma mistura de rochas e gases, que poderá incluir água. A equipa espera que a informação recolhida pelo Kepler permita realizar estimativas mais precisas sobre o tamanho dos planetas e massas.


Dos outros planetas identificados, desde que o Kepler foi lançado em Março de 2009, 68 apresentam um tamanho próximo da Terra, dos quais 5 estão localizados nas zonas habitáveis dos seus sistemas.
“O facto de termos encontrado tantos planetas candidatos numa fracção tão pequena do céu sugere que há inúmeros planetas a orbitarem estrelas como o sol na nossa galáxia”, refere William Borucki, investigador principal da missão Kepler.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: