segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Poço

Segundo a antiga visão de mundo, os poços, frequentemente sob a forma de fontes, são as aberturas de acesso ao mundo subterrâneo ou para as 'águas da profundeza', que ocultam forças secretas. Na tradição islâmica, o poço murado em forma de quadrado é símbolo do paraíso. As representações paleocristãs mostram um poço desse jardim, do qual nascem quatro rios.

A crença na força curadora da água que vem da terra tem as suas origens nos antigos e até mesmo pré-históricos cultos das fontes.O cristianismo aproveitou tais tradições, e surgiram localidades de peregrinação em torno de fontes consideradas milagrosas.

Em contos de fadas e em sonhos, os poços, conforme reconheceu a psicologia profunda, aparecem frequentemente como portas de entrada para mundos desconhecidos do inconsciente, do oculto e do impenetrável à vista do cotidiano, em conexão com as idéias simbólicas do banho purificador, de beber da fonte da vida e da saciedade da sede por conhecimentos mais elevados, - O reverso é o 'poço do abismo' no Apocalipse de São João(9,2), do qual jorram fogo e enxofre e no qual o diabo vencido é fechado por 'mil anos'.

Sem comentários: