quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Sol Com Actividade Anormalmente Baixa E A Terra Poderá Estar A Arrefecer

... Ao contrário do que se pensava ?!
Estamos num tempo em que ninguém pode fazer conjecturas. Tudo muda de repente. Será que os jovens têm alguma razão quando vivem o hoje intensamente sem esperar pelo amanhã ?

O Sol deverá estar com uma actividade anormalmente baixa durante um longo período, o que pode diminuir a temperatura na Terra, segundo três estudos divulgados terça-feira nos Estados Unidos.
Frank Hill, director adjunto do Observatório Nacional Solar (NSO) e principal autor de um dos estudos divulgados, disse ser um fenómeno «muito excepcional e inesperado», que poderá «afectar um grande número de coisas, desde a exploração espacial ao clima terrestre».

Os astrónomos têm observado uma diminuição das manchas solares e da actividade solar perto dos pólos, o que é visto como sinais de descida da actividade do Sol.

Segundo os cientistas do Observatório Nacional Solar (NSO) e do Laboratório de Investigação da Força Aérea, se não houver enganos, o ciclo actual poderá ser o «último com uma actividade solar máxima durante várias décadas».

No passado, uma baixa actividade magnética solar prolongada coincidiu com a glaciação do planeta, com a atmosfera terrestre a arrefecer e a aumentarem as denominadas auroras boreais (tempestades magnéticas) que podem perturbar os sistemas de comunicação.

Os estudos foram divulgados na conferência anual da divisão de física solar da Sociedade Astronómica Norte-americana.
Lusa/SOL

Sem comentários: