domingo, 10 de julho de 2011

Tomar E A Festa Dos Tabuleiros

Tomar, cidade templária por excelência, a Festa dos Tabuleiros não é mais do que a denominação vulgarizada da Festa do Espírito Santo.
A Ordem de Cristo, sediada em Tomar, exerceu até ao início do século XVI a jurisdição no eclesiástico sobre todos os territórios que lhe pertenciam, tanto no continente como nas ilhas adjacentes, em África e na Ásia. No Projecto dos Descobrimentos e durante o século XV e início do XVI - ou seja, o período fundamental das Descobertas -, Tomar foi não só um importantíssimo centro de direcção política mas também de liderança do processo religioso.
Fernando Ferreira sugere a possibilidade dos tabuleiros terem sido uma criação do século XVI inspirada nos botaréus manuelinos do Convento de Cristo.
A Festa dos Tabuleiros, tornou-se uma grande manifestação identitária da cidade de Tomar e uma representação daquilo que foi no passado: uma festividade de grande religiosidade popular e espiritual que, durante o século XX, viu a sua população quintuplicar, não aniquilou a mística e o mistério que muitos tomarenses continuam a sentir pela festividade e pelo Espírito Santo.

Fonte: Loução,Paulo Alexandre, Dos Templários À Nova Demanda Do Graal.

Sem comentários: