terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Factor Ausente Na Avaliação Dos Professores ...

... E Que Reporto Como Muito Importante

Um dos principais factores a considerar na Avaliação dos Professores e que não vejo expresso em lado algum, é a observação comparativa entre a avaliação dos alunos propostos a exame e a avaliação resultante desse mesmos exame.

Se tiverem possibilidade de observar poderão verificar que a discrepância entre esses dois valores é mínima nos alunos provenientes de bons professores e muitas vezes enorme nos alunos oriundos da leccionação de professores que trabalham pouco ou trabalham mal. Há alunos que vão a exame com 14 valores e obtêm no exame 8 valores e até menos. Também há casos ao contrário, mas, menos frequentes, ou seja, alunos que obtêm 14 valores na avaliação de uma disciplina e no exame sobem para 17 ou 18 (neste caso pode haver excesso na exigência, o que também é negativo).
Claro, que só uma amostra significativa  no tempo e no  número (várias turmas) deve ser considerada. Mas, acreditem que é um factor muito importante que permite uma distinção entre professores na avaliação.

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