sábado, 3 de setembro de 2011

Nuno Crato Ao Leme De Uma 'Máquina Gigantesca'

Nuno Crato diz ao Expresso, que as primeiras semanas foram de surpresas todos os dias, embora nalguns aspectos já esperasse. E claro, refere-se à máquina gigantesca [eu diria infernal] que é o ME. Muitas responsabilidades, muitas funcionalidades, muitas direcções-gerais, muitos organismos autónomos, muitas agências, muitos problemas ...
Refere ainda os muitos pequenos poderes, e grandes, acrescento eu, (muito tem ainda para descobrir). E é bem verdade, como afirma, que é uma máquina em que qualquer alteração pequena que seja tem repercussões. É muito difícil mudar, sim, não vai ser fácil é uma caminhada complicada se quiser atingir os objectivos a que se propôs.
A minha opinião vale o que vale, mas, continuo a insistir que é no início que está o maior problema. O primeiro ciclo é a base de todo o sistema, quer nos programas, nos princípios, na organização, no comportamento, nos hábitos de trabalho, na superação das desigualdades culturais e por ai fora.
Em relação à Ciência (ensino superior), o Ministro diz que é para manter o esforço que foi feito, nas últimas décadas, por Portugal, com grande sucesso, referindo que chegámos a uma etapa de consolidação e protecção, sobretudo da excelência. É importante saber que a penúria que atravessamos não atingirá o que de melhor fizemos nos últimos tempos.

Sem comentários: