quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ninguém Sabe A Proviniência Dos Odores Estranhos Em Setúbal E Não Só

O cheiro a azeite que se sentiu durante a manhã na cidade, afectou milhares de pessoas.
A Câmara alertou a Agência Portuguesa do Ambiente para a ocorrência.

Segundo a TVI, fonte do Ministério do Ambiente disse à Lusa que a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo também detectou a existência no mau cheiro na região durante cerca de duas horas mas, até ao momento, não foi possível apurar as causas.

E, não, o mau cheiro não teve origem na fábrica de papel da Portucel, na Mitrena.

«O Complexo Industrial de Setúbal do grupo Portucel Soporcel está a laborar em normais condições de actividade e desconhece a origem do cheiro que se fez sentir em Setúbal esta manhã», informou a administração da empresa.

O vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, disse à Lusa que também notou «um odor a azeite, diferente dos odores que por vezes são provenientes da fábrica de papel», reconhecendo, no entanto, que a Quercus ainda desconhece a origem do problema.

Francisco Ferreira assegurou, no entanto, que os odores que se fizeram sentir hoje de manhã em Setúbal se estenderam, pelo menos, até à Costa da Caparica e que tem havido casos semelhante noutros pontos do País.

«A Quercus tem sido alertada para situações semelhantes em diversos pontos do País, designadamente em Beja e em Vila Velha de Ródão, mas desconhecemos a origem do problema», acrescentou.

De acordo com o representante da Quercus, os odores, que por vezes são bastante incómodos para as pessoas, não estão abrangidos pela legislação.

«Infelizmente, há odores que causam um grande incómodo às pessoas e que são aquilo que as desperta para o problema da qualidade do ar, mas, como esse incómodo não é considerado como um impacto na saúde, a legislação sobre a qualidade do ar não abrange os poluentes que causam este tipo de odores» disse.

A agência Lusa contactou o Ministério do Ambiente, mas não foi possível obter resposta em tempo oportuno.

Portanto, quem estava à espera de uma resposta pode tirar o cavalinho da chuva. Esperamos como afirma a Quercus que realmente não tenha impacto para a saúde, porque o que se sente é exactamente como se entrássemos numa cozinha em que o azeite da frigideira fervesse há muito tempo devido a qualquer esquecimento.

Sem comentários: