sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Irá Terminar O Desperdício ' À Rejeição De Peixe' ?

Numa altura em que a Política Comum das Pescas da UE está a ser sujeita a uma revisão que inclui como prioridade terminar com o desperdício associado às rejeições de peixe, que envolvem a devolução ao mar de peixe que não tenha o tamanho mínimo exigido que ultrapasse a quota de pesca ou que não pertença às espécies comercializadas, os estados Escandinavos dão um importante passo nesse sentido.

Os Ministros da Pesca da Noruega, Suécia e Dinamarca assinaram ontem uma declaração conjunta para proibir a prática das rejeições de peixe no estreito de Skagerrak a partir de 2013.
No entanto, Louize Hill da WWF alerta “a proibição das rejeições não é suficiente”, devendo ser acompanhada por responsabilização associada às capturas e por utilização de artes de pesca seletivas que diminuam as capturas de peixes de tamanho abaixo do mínimo estabelecido. (via Naturlink)

Com efeito, só no Mar do Norte cerca de 1 milhão de toneladas de peixe são lançadas borda fora porque, ou não cumprem as dimensões mínimas, ou já se excedeu a quota definida, ou porque correspondem a espécies sem valor comercial.
Trata-se de um procedimento amplamente condenável.

Sem comentários: