quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Santuário Rupestre Odemira

Santuários rupestres da Rocha da Hera, um abrigo rochoso com arte rupestre pré-histórica na freguesia de Santa Maria, e à Maceirinha, um santuário rupestre rural do período romano, na freguesia de S. Luís.

Rocha da Hera é a designação local de uma parede rochosa coberta por um manto daquela planta, sob o qual em 2000 foi identificado uma pequena cavidade ou abrigo com um conjunto de gravuras rupestres, o abrigo, também chamado "porta dos mouros" está associado a lendas locais.

Situa-se na margem esquerda do barranco da Tamanqueira. Em meandro importo pelo contorno de um cerro de topo aplanado onde se situa (a 150m do abrigo) uma necrópole de cistas, presumivelmente da idade do Bronze. O abrigo tem forma de uma fenda vertical na base da falésia de xisto, escavada 2m acima do leito da ribeira, sendo o interior um espaço concoidal com cerca de 1,80m de profundidade e 0,8 m de altura máxima. Não obstante o estado fragmentsário das superfícies rochossa do interior do abrigo, foram aí detectadas gravuras obtidas por finas incisões no xisto, em paineis situados no tecto e parede lateral vertical. Destacam-se, entre figuras geométricas, duas representações antropomórficas, em painel central no tecto do abrigo.

E já agora se quer conhecer a lenda leia aqui.

Sem comentários: