sábado, 17 de dezembro de 2011

Sabe O Que Acontece Ao Seu Cérebro Enquanto Está A Ouvir Música ?


... Fica Iluminado

Um estudo inovador revelou pela primeira vez como grandes áreas do cérebro, incluindo as redes neurais responsáveis pelas ações motoras, emoções e criatividade, são activadas quando se ouve música.


Os efeitos da música sobre as pessoas sempre foram mais assunto de poetas e filósofos do que de fisiologistas e neurologistas.
Mas os exames de ressonância magnética permitem gerar filmes que mostram como os neurónios "disparam", literalmente iluminando cada área do cérebro nas imagens produzidas na tela do computador.


A música activa muito mais áreas do que as relacionadas com a audição.
Por exemplo, o processamento dos impulsos musicais acciona também áreas do cérebro responsáveis pelo movimento, o que dá suporte à ideia de que música e movimento estão intimamente relacionados.

As áreas límbicas do cérebro, associadas às emoções, estão também envolvidas no processamento do ritmo e da tonalidade.
Já o processamento do timbre depende de activações da chamada rede de modo padrão, associada com a criatividade e com a imaginação.

Além do interesse científico, estas informações são valiosas para compositores, que poderão "trabalhar" as suas melodias dependendo da emoção que querem transmitir com suas músicas.

(Fonte: DS)

Sem comentários: