sexta-feira, 2 de março de 2012

A Ganância ...


A ganância "é um determinante robusto do comportamento anti-ético," escrevem os investigadores.


"Platão e Aristóteles consideravam que a ganância estava na raiz da imoralidade pessoal, argumentando que a ganância leva a desejos de ganho material à custa dos padrões éticos."


Uma série de sete estudos realizados por psicólogos das universidades da Califórnia (EUA), e Toronto (Canadá) revelam algo que muitos já suspeitavam, mas que outros tantos podem não gostar muito de ouvir.


Indivíduos com posições socialmente mais elevadas são mais propensos a se envolver em uma grande variedade de comportamentos anti- éticos do que os indivíduos de níveis sociais relativamente mais baixos.
" Os nossos estudos sugerem que as atitudes mais positivas em direcção à ganância e à busca do auto-interesse entre os indivíduos de classes mais altas, em parte, impulsionam as suas tendências para o aumento do comportamento anti ético," disse o pesquisador-chefe Paul Piff.

E,concluem que, em parte devido às suas crenças mais favoráveis acerca da ganância e da ambição, indivíduos das classes mais altas estão mais dispostos a trapacear e enganar os outros se isso significar um maior ganho pessoal.


O trabalho acaba de ser publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences e foi financiado pela Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos.(aqui)

É por isso que é tão difícil para os que muito têm - perder - e, vencer o egoísmo e a ganância, o que muitas vezes leva a comportamentos anti-éticos. Quanto mais têm mais querem. Os outros, melhor ou pior lá se vão adaptando. Portugal tem poucos ricos, talvez, por isso mesmo, nos adaptemos a perder um pouco melhor, que outros povos. Claro que isso pouco ou nada contribui para a nossa felicidade -  é o nosso fado.

Sem comentários: