quarta-feira, 14 de março de 2012

Quando Interesses Mais Altos Se Levantam ?

...  Opiniões

Era preciso vender caro a EDP, e conseguiu-se, tendo-se sossegado a compradora Three Gorges (que apesar de chinesa e de república popular tinha apetite capitalista de três gargantas): não, não haveria mudança nos contratos leoninos da EDP. Logo, bye-bye, ó Gomes, que não percebes de política com postes de alta tensão. O Governo, percebo, pois. Agora o PS é que me parece apagadinho de todo: "Demissão é descoordenação do ministro da Economia", disse o PS. Isto é, temos ocasião de discutir política sobre assunto que até um frigorífico entende (acende-se-lhe uma luzinha quando o abrimos), e o PS faz chicana contra o Álvaro, e só.

Ferreira Fernandes, CM 


Há pressão dos produtores de energia, e da EDP? Claro que sim, como há de todos os grupos que defendem os seus interesses, e não há problema nenhum desde que sejam legítimos. Mas o Governo - e um secretário de Estado, por mais competente que seja, e Henrique Gomes é - tem de conseguir equilibrar os diferentes interesses em jogo. É bom recordar, desde já, que os chineses da Three Gorges pagaram apenas 600 milhões de euros de um cheque de 2,7 mil milhões para entrar no capital da EDP, com determinados pressupostos, um dos quais a manutenção dos Contratos de Manutenção de Equilíbrio Contratual, os famosos CMEC. E também os apoios às renováveis.

António Costa, Económico

Leu? Percebeu? Concluiu ?
Opiniões há muitas. Para um leigo nesta matéria é preciso conhecer todos os meandros para opinar, só depois podemos convictamente concluir.

Sem comentários: