sexta-feira, 20 de abril de 2012

Será Isto Um Golpe Nas Teorias Sobre A Matéria Escura ?


O problema é que o último estudo que a procurou não encontrou provas dela à volta do Sol. Será isto um golpe nas teorias sobre a matéria escura?

A quantidade de massa que calculámos coincide muito bem com o que vemos — estrelas, poeira e gás — na região em torno do Sol. O que não deixa lugar para matéria adicional — a matéria escura — que esperávamos encontrar”, quem o diz é Christian Moni Bidin. “Os nossos cálculos mostram que a matéria escura deveria ter aparecido muito claramente nas medições. Mas afinal não está lá”, refere.

“Apesar destes resultados, a Via Láctea roda muito mais rapidamente do que o que pode ser justificado pela matéria visível. Por isso, se a matéria escura não está onde se esperava, temos de procurar uma solução para o problema da massa que falta. O mistério da matéria escura tornou-se agora ainda mais misterioso.”

Ficamos agora à espera das próximas cenas deste thriller cosmológico, que talvez tenham desenvolvimentos quando, em 2013, for para o espaço a missão Gaia, da Agência Espacial Europeia, que irá fazer o censo pormenorizado de mil milhões de estrelas da Via Láctea.

( continuar a ler aqui)

Sem comentários: