segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Borboleta Começa A Bater As Asas: Haja Esperança ...


... É o que por agora nos resta.

Em entrevista à edição eletrónica do semanário Die Zeit, Schmidt ( membro do quinteto de conselheiros económicos do governo alemão) reiterou a proposta feita no outono pelos Cinco Sábios para criação de um fundo de amortização das dívidas soberanas acima dos 60 por cento do Produto Interno Bruto, a suportar por todos os países da zona euro.


"Esta é a nossa proposta para quebrar o gelo e estabelecer uma ponte, mas claro que um tal pacto teria de ser negociado", esclareceu.
O professor de economia contrariou também os que na Europa pensam que "tudo ficaria bem de um dia para o outro", com a emissão de "eurobonds", títulos conjuntos da dívida pública.
Por outro lado, na Alemanha "muitos têm a ilusão de que a crise se resolve com mais dureza e regras mais restritas face aos países do sul, mas nenhum destes extremos conduzem ao objetivo",  referiu Schmidt.

"A Alemanha terá de se responsabilizar pelas dívidas de outros países da moeda única, para evitar que o euro fracasse ".

As borboletas começam a bater as asas. Algo está em vias de mudança. Não esperamos nada mais, a não ser que não  pior a situação em que estamos, esperamos sim, que o euro se mantenha e que o tempo para pagar as nossas dívidas seja alargado e permita que os impostos baixem um pouco e o desemprego possa diminuir.

Sem comentários: