quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conheça Um Pouco Da História De São Luís, Odemira


Jardim de São Luís
A freguesia foi criada em fins do século XVI, e abrangia cerca de 146 Km2 de área. O seu território foi destacado do da freguesia do Salvador, a que pertencia desde a Baixa Idade Média.

O nome de S. Luís remete para a influência franciscana na região – ele foi adorado e teve festa em várias freguesias – e adequava-se a uma área
com abundância de gado, visto que é o santo preferencial a que se recorre para a cura dos males dos animais.

Uma lenda ainda corrente na região diz que a imagem de S. Luís foi feita a partir de um bocado da imagem de S. Domingos, que o povo venerava no cimo do cerro com o nome do santo. Conforme a narrativa, após o cumprimento de uma promessa de um criador que levou um chibo ao santo e o amarrou à imagem, o animal desceu o cerro com esta a reboque, o que provocou a sua destruição. Aparentemente trata-se da substituição de um antigo culto, num santuário de altura, por um novo culto.

A presença de São Domingos, frequente no Baixo Alentejo a partir do século XIV, poderá dever-se, como aconteceu com a de São Luís, à intensa missionação dos frades pregadores nesta região, lembrando assim a complementaridade do esforço evangelizador de franciscanos e dominicanos.1
O templo que deu origem à nova aldeia foi assim construído numa plataforma mais baixa, com a serra de Cercal/S. Luís a poente, sempre com algum pendor para a ribeira do Torgal, para onde correm alguns afluentes, posição análoga à maioria das freguesias rurais de Odemira.

A aldeia teve, porém, crescimento muito lento, como podemos ver pela informação do pároco em 1758.

Quaresma, António Martins, Odemira histórica: estudos e documentos. 

(São Luís, 1758, Maio, 28, Memória Paroquial da freguesia de São Luís, comarca de Beja
[ANTT, Memórias Paroquiais, Vol. 21, nº 157, pp. 1339 a 1342)

Sem comentários: