sábado, 2 de junho de 2012

Piscinas Biológicas E ETAPs Precavendo As Possíveis Taxas Que As Convencionais Poderão Acarretar ...


Todos nós gostaríamos nos dias solarengos de dispor de uma piscina, especialmente se o mar não fica por perto.
O que nem todos os viventes sabem é que as piscinas convencionais acarretam alguns problemas de índole ambiental, para a saúde das pessoas que as frequentam e de cariz económico. Prevê-se que num futuro próximo este tipo de construção seja onerado com impostos e taxas que o classificam como artigo de luxo e visam responsabilizar os cidadãos e a sua relação com a água.

Assim sendo aqui vão os requisitos gerais para a implementação de uma Piscina Biológica :

1. Área disponível não inferior a 100 m2.
2. Boa exposição solar e preferencialmente virada a Sul.
3. Inexistência de árvores que provoquem sombra ou que libertem folhas, pólens, etc., em quantidade. Além disso as raízes, ao detectar a presença de água podem danificar a tela.
4. Capacidade de vedar o acesso à piscina a animais domésticos por questões de higiene, segurança e manutenção, visto que destroem as macrófitas e libertam substâncias poluentes em grande quantidade.
5. Ter as zonas declivosas para a piscina livres de pesticidas, adubos, fertilizantes, etc.. Para tal, estabelece-se normalmente um dreno à volta da piscina para evitar e entrada de águas alheias ao sistema.
6. Pretender a piscina para uso doméstico e não público, pois embora algumas plantas produzam substâncias com propriedades antibióticas, estas não são suficientes para garantir o não contágio de certas doenças através da água.
7. Possibilidade de instalar uma estrutura de acesso à piscina que evite que a tela onde esta assenta seja pisada por pessoas ou animais, para aumentar a sua durabilidade.
8. Se houver a possibilidade de congelamento da água no Inverno deve-se instalar uma bomba de lago.
9. A utilização por crianças deve ser vigiada.
10. A fonte de luz é a solar e sendo a tela usada de cor negra, a água tende a aquecer a cerca de 20º no Verão na zona centro do País.
11. Não se devem adicionar quaiquer produtos químicos sob pena de desequilibrar o ecossistema criado.
12. Os preços variam entre cerca de 6000 e 7500 Euros para piscinas com entre 100 e 300 m2

Quer conhecer todos os pormenores de construção e manutenção? - Leia aqui.

Sem comentários: