segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As Estranhas Imagens De Marte ...

... Intrigam os Cientistas

O robô 'Opportunity' da NASA capturou imagens de formações rochosas raras na superfície de Marte. Os objetos esféricos estão a ter a atenção dos cientistas que ainda não conseguiram decifrar a sua origem.
À primeira vista as formações podem confundir-se com esferas ricas em ferro, conhecidas como 'blueberries', encontradas em outros locais do planeta. No entanto, os cientistas já confirmaram que não se tratam de reservas de ferro. O robô antecessor do 'Curiosity' aterrou, em 2004, em Marte.
A área das esferas é de 3 milímetros de diâmetro. "Elas parecem crocantes por fora e suaves no interior", explicou Steve Squyres, responsável pelo robô e cientista da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, ao jornal espanhol 'ABC'. O 'Opportunity' está a analisar um afloramento chamado Kirkwood, no seguimento do Cabo Iorque.
Os 'blueberries' encontrados em outros locais do planeta são formados pela acção de minerais carregados de água dentro das rochas, o que evidencia o ambiente húmido de Marte

Fonte:DN  

Sem comentários: