quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Berlim Cada Vez Mais A Insistir Numa Europa Mais Alemã


Embora Berlim tenha descartado deliberadamente as armadilhas do poder imperial, a verdade é que tem vindo a assumir-se como a capital de facto da União Europeia (UE). As principais instituições europeias estão sediadas em Bruxelas, no entanto, as decisões chave são tomadas na capital alemã.

Será que a Grécia vai sair da zona euro? Em última instância, será a Alemanha a decidir. Será que os políticos europeus vão apoiar novos resgates à Europa do Sul? Os debates cruciais para o futuro da UE terão lugar no Bundestag, em Berlim, e não no Parlamento Europeu. Com quem é que os líderes do FMI discutem a crise do euro? Com o governo alemão e o Banco Central Europeu (BCE), sediado em Frankfurt, e não com a Comissão Europeia.

Esta mudança de poder - de Bruxelas para Berlim - foi acelerada pela crise na zona euro. A chanceler alemã, Angela Merkel, tornou-se, na sequência da crise na zona euro, no líder europeu com maior peso político. Por razões distintas, os líderes das restantes grandes nações europeias apresentam-se em Bruxelas numa posição fragilizada.

Por razões históricas óbvias, a Alemanha do pós-guerra nunca procurou um papel dominante na Europa. Depois da reunificação, o lema era uma "Alemanha europeia, não uma Europa alemã".(Excertos de um artigo de Gideon Rachman,JNegócios)

Pois, era, mas já foi ...

Berlim cada vez mais defende abertamente a 'necessidade' de uma Europa "mais alemã" e pelo vistos há mais quem queira seguir o guião. Fiem-se na virgem e não corram, que é como quem diz - deixem correr e não se unam para tentar salvar a suposta UE; quando acordarem podem ter de defrontar uma  dura realidade.

Última Hora: O PR dá posse na sexta-feira a Novos Secretários de Estado

Sem comentários: