sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Será Que A Emoção Expressa Pela Voz Tem Um Efeito Duradouro Sobre Quem Ouve ?

Imagem: Annett Schirmer

Segundo Annett Schirmer, da Universidade Nacional de Cingapura, a emoção ajuda-nos a reconhecer as palavras com maior rapidez e com mais precisão.

Por exemplo, as palavras ditas em voz triste são lembradas como mais negativas do que as palavras ditas em voz neutra.


As palavras tornam~se mais fortes ou mais suaves, mais apressadas ou mais lentas, mais melódicas, irregulares ou mais monótonas.
E um discurso emocionado imediatamente capta a atenção de um ouvinte.

Schirmer e seus colegas quiseram saber se a emoção tem um efeito duradouro sobre a memória, se ajudaria a lembrar melhor ou não os discursos a longo prazo.

E, descobriram, que as mulheres são mais sensíveis aos elementos emocionais do que os homens, e são mais propensas a recordar a voz carregada de emoção.
Vozes emocionais geram mudanças na memória de longo prazo, bem como captam a atenção do ouvinte. Elas influenciam a forma como as palavras são posteriormente reconhecidas e as emoções que lhes são atribuídas.
Assim, as vozes, tal como outros sinais emocionais, afecta os ouvintes além do presente imediato."

Não se esqueçam pois, que os discursos sem emoção dificilmente deixam passar a mensagem. Também não esquecer que são as mulheres as mais sensíveis ao 'tom' do discurso e como elas são importantes na passagem da mensagem. - Leiam e apliquem Srs. políticos. Na dúvida, experimentem e concluam 'per si'.

Sem comentários: